Tem de tudo nas trilhas! Outdoor Training é suor e folia.

Já falei uma vez aqui no blog da IDEA sobre a minha satisfação com alguns aspectos do meu trabalho. Sou realmente um apaixonado pelo que faço, e a cada nova atividade desenvolvida, a cada novo cliente atendido, a cada grupo vivenciado, fico ainda mais envolvido e fascinado. Sempre fui um psicólogo organizacional voltado preferencialmente para a área de Desenvolvimento & Treinamento, por afinidades com a atividade, pois ultimamente além dessas afinidades, uma série de outras situações vem estreitando ainda mais o vínculo do meu prazer com meu trabalho.

Digo isso porque desde o final do ano passado venho exercitando as habilidades de desenvolvimento profissional com algumas ferramentas fascinantes: o teatro e atividades outdoor. Sim, é isso mesmo! Na parceria vitoriosa da AGREGAR – http://www.agregarrh.com.br/ – com a IDEA, estamos praticando uma forma de treinamento vivencial que traz resultados visíveis para as equipes, sempre com muito bom humor, aventura e novidades.

Como ótimo exemplo disso tivemos o treinamento para os profissionais da TEND TUDO realizado na Reserva Ecológica Santa Branca (momento em que fizemos as fotos que ilustram esse post). Como tema da atividade usamos o mote do filme “Tropa de Elite”, obra cinematográfica mega-sucesso que conta com o ator Wagner Moura no papel do inesquecível Capitão Nascimento. Pois nesse encontro de desenvolvimento profissional eu incorporei o CAPITÃO MESQUITA (“Capitão Nascimento é uma moça!”) para orientar todo o dia inteiro de atividades.

É interessante perceber como a ludicidade do teatro gera comprometimento e envolvimento dos profissionais na atividade, todos mostraram extremo respeito pelo temível Capitão Mesquita, e todas as instruções foram seguidas à risca, sempre com reverência e cuidado com a hierarquia estabelecida. O que me proporcionou condições de lidar com um grupo de tamanho considerável (aproximadamente 80 profissionais de altíssimo nível: acelerados, rápidos de raciocínio, competitivos e inteligentes. Um desafio!) e também de me divertir enormemente.

Ainda seguindo com as técnicas teatrais (sou ator e diretor teatral desde muito tempo atrás) tínhamos a Zero-Um e a Zero-Dois, as competentíssimas psicólogas Walquíria Ferreira e Ludmila Couto, que além de exercerem os papéis de auxiliares do Capitão, eram as responsáveis por conduzir e orientar alguns dos grupos da atividade. Sem esquecer de poderosos insights oferecidos pelas duas durante a atividade.

E então vinha a atividade outdoor. Acompanhados por monitores treinados (em trekking, primeiros socorros e atendimentos de emergência) e conhecedores da mata (Marcelo e sua equipe de jovens talentos), em meio a uma mata exuberante, linda e gigantesca, estabelecemos uma série de desafios para a equipe profissional, nos valendo sempre dos conceitos do encontro para aprimoramento e crescimento dos participantes. Sempre que vamos decidir por alguma atividade num evento como esse, costumamos nos perguntar “Para quê?”, para evitar a situação patética de brincadeiras sem sentido; coisa que infelizmente é muito comum em eventos de treinamento que não são orientados por um conceito forte e decidido junto ao cliente.

E com base no conceito de uma verdadeira tropa de elite, dedicada à conquistar suas metas, essa turma de profissionais se lançou ao desafio. Valioso comentar que mesmo antes de sairmos para a trilha, mesmo antes de nos encontrarmos no dia anterior à atividade, a TEND TUDO já vivia momentos de intensa competição e vibração. Equipes alucinadas para mostrar o melhor de si faziam as paredes da empresa tremer com gritos de guerra e conspirações amalucadas, gerando muita diversão no ambiente de trabalho e aumentando ainda mais a expectativa pelo que viveriam no final de semana.

Claro que esse trabalho prévio realizado pela equipe de Recursos Humanos da organização foi um tempero fundamental para o sucesso de toda a atividade. Em meio à natureza, com desafios e novidades, com esforço físico e mental, vencendo obstáculos pessoais e dos grupos, essa turma mostrou ser extremamente integrada e bem humorada. Foi um dia de muito trabalho, mas também de muitas risadas e novas amizades. Senhora Lama, Baixinha Faminta, Sr. Peruca Azul, Senhora EU e mais um monte de personagens que se eternizaram naquele dia fazem parte agora de nosso acervo de boas memórias.

Unindo tanta coisa que amamos, juntando teatro, técnica e muito suor, combinando diversão com trabalho duro, superando antigos medos e terminando o dia com um sorriso grande no rosto. Assim foi o encontro da IDEA com a TEND TUDO. Uma equipe que se mostrou à altura do conceito e se revelou uma verdadeira tropa de elite.

Agradecimentos à Kellen, Poliana e toda a equipe de Recursos Humanos, aos diretores que participaram ativamente o dia inteiro (um dos diretores chegou ao extremo de mergulhar no rio para buscar um frasco de substância não natural – um refrescante corporal – que não deveria ser deixado ali. Grande exemplo do Abel!) e a todos os profissionais TEND TUDO que se lançaram na atividade com confiança na nossa equipe e fez assim um dia marcante para todos.

Inovação, provocação, integração, desenvolvimento, tudo feito com recursos ousados e com muita segurança. Isso é o outdoor training desenvolvido pela equipe IDEA / AGREGAR.

TEND TUDO pega um, pega geral!! E essa IDEA ainda vai pegar você!!

Há braços!

 

Eduardo Mesquita

eduardo@ideiadiferente.com

.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Amanda Manzi Muniz

    Desenvolver pessoas é o caminho e a TendTudo comprovou(mais uma vez), agora através do evento “Tropa de Elite” que comprou essa idéia definitivamente. Parabéns à todos os organizadores e participandes do treinamento! Tenho muito orgulho de fazer parte desse time!

  2. Pingback:BR Home Centers – emocionante! « IDEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *