Olha o sorriso desse povo!

Tuba e Rock 3 285

E pensar que a palavra “trabalho” vem do latim antigo “tripallium” (ou “tripalium”) que era um instrumento originalmente usado para esfarrapar e desfiar espigas de milho e trigo, que depois passou a ser gentilmente usado para esfarrapar e desfiar pessoas, numa atividade hoje conhecida como tortura. Daí que quem denominou o trabalho realmente não estava se divertindo tanto assim com a atividade, certo?

Tuba e Rock 3 316

Uma pena essa etimologia da palavra. Mas não lamento tanto porque convivo com gente que prova que essa história toda caiu em desuso e foi ridicularizada, cada vez mais em momentos como os vividos no sábado último, dia 14 de novembro. Estive realizando o segundo e terceiro momento de um treinamento com a equipe da SICOOB ENGECRED (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Engenheiros e Arquitetos das Micro-regiões de Goiânia – http://www.sicoobengecred.com.br/) em que trabalhamos o tema “Comunicação” de formas novas e pragmáticas. Isso é o melhor, não foi um treinamento solamente teórico, com textos, leituras, sonecas e queixumes. Fizemos um treinamento dinâmico, cheio de participação e envolvimento, mas principalmente usando ferramentas para potencializar os resultados do treinamento.

Tuba e Rock 3 295

Não basta falar que a comunicação é importante e fundamental, precisamos vivenciar isso e para tanto criamos a “Fogueira de ideias”, uma ferramenta virtual que veio sendo colocada em prática nas semanas que antecederam o encontro (e ainda está produzindo calor) em que as pessoas tem a oportunidade de apontar problemas que as incomodam no cotidiano profissional e podem solicitar respostas, sugestões e orientação de quem quer que acreditem possuidores do saber. Todos participam, todos comentam e devagar vamos levantando inúmeras situações problema e criando inúmeras soluções distintas.

Mas o melhor não é isso, confesso. O melhor é ver o sorriso grandão dessa turma quando nos envolvemos nas técnicas de dinâmica usadas no trabalho, com participação total, sem ninguém se ausentar ou “tirar o corpo fora”. Todos vão para a atividade por inteiro, tanto se divertindo quanto buscando soluções objetivas, e o resultado é um ambiente de trabalho dinamizado, com pessoas motivadas, provocadas e cada dia mais capazes. O diamante que se tira dessa situação é a consciência de que a consultoria é apenas uma ferramenta, porque a grande verdade e o grande poder residem na equipe, em cada profissional, em cada sorriso compartilhado, em cada “bom dia” proferido com sinceridade, em cada tentativa honesta de resolver conflitos e sanar relações. Fazer do ambiente de trabalho um ambiente em que os olhares são cúmplices, em que os afagos são generosos, em que as pessoas experimentam a satisfação de estarem rodeadas de cuidado, confiança e companheirismo.

Tuba e Rock 3 300

Mais uma aventura que pude aproveitar e aprender muito. Legal foi ouvir uma participante dizendo “eu achei que você não ia conseguir inventar nada nesse lugar”, pensando que eu me limitaria a uma sala e um datashow. Tivemos um sábado sensacional e a essa turma de profissionais de altíssimo quilate só posso dizer uma palavra simples, mas muito sincera: Obrigado! Estar com vocês é uma satisfação, sempre.

Tuba e Rock 3 331

 

Há braços!

 

Eduardo Mesquita

@eduardoinimigo – twitter

eduardo@ideiadiferente.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *