• +55 62 99451 5454
  • contato@ideiadiferente.com

Mensagem de um filho orgulhoso

Mensagem de um filho orgulhoso

Essa imagem aí ao lado é sensacional.

Apresentando os presentes na foto, a primeira (que na foto tem a carinha mais “normal” – só na foto) é minha irmã, Ana Cristina. Psicóloga, mãe de dois adolescentes sensacionais e figura singular de força e de coragem; pelo que sustenta e enfrenta. No meio, o Jack Sparrow do cerrado, de dreadlocks e lápis nos olhos é meu pai, Joel, de quem falo mais logo a frente.  E ao lado dele está Cristiane, a namorada do meu pai (tecnicamente minha Madrasta, mas ainda não tenho certeza de como ela vai avaliar esse tratamento).

Essa foto foi tirada nesse fim de semana, foi a aula da saudade do curso de Direito que meu pai e a Cristiane estão concluindo. Essa semana são as festividades e correrias típicas de um momento de formatura. E aí alguém se pergunta: essa criatura de lápis no olho e cabelo rastafari está se formando em direito? Um curso tão tradicional?

Não dê ouvidos aos seus olhos, jovem buana, porque muita coisa nos engana. Esse sujeito é um exemplo de seriedade e pessoa equilibrada, que os digam seus clientes com várias décadas de serviços bem prestados na contabilidade ou toda sua família, ou – permita-me a sinceridade vaidosa – qualquer pessoa que o conheça.

E ver essa imagem é muito mais sensacional que o normal pela história que nos traz até ela. Meu pai é de Catalão, cidade goiana com história de bravos, e de lá saiu muito jovem para curtir um carnaval em outra cidade, Anápolis. Nessa viagem resolveu vir para Goiânia e resolveu mais: resolveu se mudar. Se instalou em Goiânia, arrumou escola, trabalho e se lembrou de avisar os familiares alguns meses depois. Naturalmente todos já o imaginavam morto ou seqüestrado ou coisa parecida, e ele estava construindo sua história por aqui.

Conheceu uma baiana massa – minha saudosa mãe Eusa – e construiu família. Sempre um sujeito extremamente profissional, dedicado, comprometido e símbolo de conduta e correção. E não só para mim, filho apaixonado, mas para quem o conhecesse. Ético ao extremo, foi contabilista técnico por décadas, sustentando a vida confortável da família com seu escritório no centro da cidade.

Na virada do século enfrentou com força sobre-humana o câncer de minha mãe, e hoje olhando para trás vejo que para mim foi mais fácil atravessar a doença e o falecimento de minha mãe porque ele segurou as pontas. Foi um super-herói naquele momento tão doloroso.

Mas acostumado que estava, reconstruiu sua vida. Resolveu fazer faculdade – uma história que adoro contar em treinamentos – e ser um contabilista com curso superior. Mal havia concluído sua primeira faculdade decidiu realizar seu sonho de juventude e fazer faculdade de Direito.

Poucas pessoas conseguem atravessar um curso superior inteiro sem faltar a algumas aulas. Não essa criatura exótica. Meu pai termina agora o segundo curso superior sem nunca ter perdido nenhuma aula. Nenhuma!

E nesse dia da foto acima, era o dia da aula da saudade. Ver esse menino fantasiado se formando já seria motivo de muita felicidade para mim. Mas ver que ele continua de pé, mais firme que nunca, está feliz com sua namorada, se divertindo como nunca e curtindo um dia de pirata (de dreadlocks!!), me enche de orgulho.

Eu sou muito feliz em falar que sou filho desse cara. Sou muito feliz por ser filho desse cara. Se conseguir ser metade do pai que esse sujeito sempre foi e ainda é, meus filhos terão um dia muito orgulho de mim também.

As lágrimas que enchem os meus olhos agora, enquanto escrevo esse post, são a homenagem mais verdadeira que tenho para essa formatura. Parabéns pai. E muitomuitomuito obrigado.

Há braços!

Eduardo Mesquita

eduardo@ideiadiferente.com

Eduardo Mesquita

Uma ideia sobre “Mensagem de um filho orgulhoso

paulo jPublicado em  5:12 pm - set 14, 2010

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Olha a cara da minha mae. Muito massa o texto.

Deixe sua mensagem