Crise? Crie $! – texto do primeiro número do “AGREGUE UMA NOVA IDEIA”

Crise?   Crie $!!

 Costumo perguntar para as pessoas que assistem aos meus treinamentos e palestras: qual a crise mais antiga que conseguem se lembrar? Alguns falam do confisco da poupança de Collor, outros falam da seleção de 82, alguns ainda lembram-se de 1929, outros ainda falam das guerras mundiais. Mas a crise mais antiga que sempre me recordo diz respeito a uma dupla que foi morar em um domicílio cheio de regras. Infelizmente um dos “sócios” quebrou uma das regras e levou o parceiro a quebrar também, pois foram expulsos do imóvel debaixo de broncas eternas e uma espada flamejante. Já identificou? Adão e Eva é a crise mais antiga que consigo imaginar, muito antes de dinos pela terra ou dinheiro circulante, e mesmo sendo uma crise tão antiga, ainda assim sobrevivemos. Ainda assim perseveramos. Não sumimos como os dodôs (Raphus Cucullatos) e os T-rex (Tyrannosaurus rex).
 O que se tira disso é que crise não quebra nem nunca quebrou ninguém. O que quebra empresas não é a crise, é a resistência à mudança. O que a crise faz é mudar as regras do jogo, jogo esse que muitas vezes já está acomodado, morno, sem graça, e a crise vem sacudir essas certezas.
 Nizan Guanaes, o publicitário baiano, disse que “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”, o que acho uma imagem perfeita para definir essas tais crises. Num jogo como o mercado, é impossível todo mundo perder, consequentemente alguém tem que ganhar.
 Sim, estamos vivendo tempos atribulados, de crise, demissões, quebras e falências; e agora é a hora de ousar. Agora é a hora de inovar nas lideranças das equipes, hora de criar novas estratégias comerciais para atrair os clientes, produzir novas formas de motivação e relacionamento com as equipes para reter os talentos e preparar as velas para quando o vento soprar novamente.
 Chorar e esperar a crise passar é uma ótima receita para a extinção. Então se todo mundo tem certeza que em tempos de crise precisamos cortar algo, corte o S de crise, de cima abaixo, e CRIE $!!

 

 

Há braços!

Eduardo Mesquita
IDEA

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *